Memorial Misael Tavares promoverá palestras durante a Semana Nacional de Museus

Museu funciona no térreo deste prédio histórico no centro da cidade
Mary Melgaço

 

O Memorial Misael Tavares realizará várias ações na 11ª edição da Semana Nacional de Museus, que ocorre entre os dias 13 e 19 de maio, no Ilhéus Hotel, localizado no Centro Histórico de Ilhéus. A programação elaborada por Maria Helena Tavares, curadora do Memorial, inclui palestras, visitas guiadas e ações educativas. Mais informações pelo telefone (73) 3634-4242.

Do dia 13 a 19 de maio, a partir das 8h, acontecerão visitas guiadas com grupos agendados. Na programação, Ronaldo Lima Lindote, Professor Graduado em Filosofia e História, Especialista em Metodologia do Ensino Superior ministrará palestra com tema “Coronel Misael Tavares – um Marco na História de Ilhéus”, no dia 14 de maio, às 09h.

O evento conta ainda com a participação de Elaine Santos Gonçalves, Museóloga da UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Especialista em Educação do Ensino Superior, com a palestra "Política Nacional de Museus e seu Impacto Sociocultural nas Instituições Museais da Bahia e Comunidades do Entorno", que será realizada no dia 15 de maio, às 19h. Nos dias 15 e 16 de maio, a partir das 14h, a Museóloga Elaine Gonçalves realizará a oficina "Conhecer para preservar - Oficina de Educação Patrimonial para monitores".

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, comemorado no dia 18 de maio. Criado em 1977 pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de sensibilizar o público sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. Convidadas pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, várias instituições museológicas de todo o país promoverão ações em torno do tema Museus (memória + criatividade) = mudança social. O tema foi proposto pelo ICOM e associa dois conceitos que têm caracterizado o setor de museus nos últimos anos.

Memorial Misael Tavares - O Memorial Misael Tavares, inaugurado em 18 de dezembro de 2010, funciona no térreo do Ilhéus Hotel.  Fazem parte do seu acervo moedas, folha de cheque, placa de identificação do Banco Misael Tavares, fotos, dentre outras peças que pertenceram ao coronel Misael Tavares.

O coronel Manoel Misael da Silva Tavares (1867/1938) foi uma importante personalidade da história de Ilhéus e da economia brasileira. Ele era considerado o Rei do Cacau, por ter sido o maior produtor do mundo no segmento. Foi também banqueiro, político e industrial e deixou para a cidade de Ilhéus um legado com inúmeras obras. Em destaque, o “Ilheus Hotel”, construído em 1930, fruto da visão empreendedora e espírito pioneiro do Coronel. O imóvel foi o primeiro edifício em concreto armado, com vários andares, construído na cidade. Abrigou um hotel de luxo e o Banco Misael Tavares, que possui o primeiro elevador do interior do estado, em funcionamento até os dias de hoje.

Com recursos próprios, em 1989, o filho mais novo do Cel. Misael Tavares, o Sr. Misael Berbet Tavares investiu em uma grande restauração do Hotel, pois reconhecia a importância e o valor histórico e artístico do prédio para a comunidade de Ilhéus e da Bahia. Este prédio histórico, hoje faz parte do patrimônio histórico arquitetônico da cidade, tombado em 2002, com o Decreto nº 063/2002 pelo prefeito Jabes Ribeiro. Conhecido como ILHÉUS HOTEL, está localizado no Centro Histórico de Ilhéus, no Quarteirão Jorge Amado, Rua Eustáquio Bastos, 144, Centro (73).